Gyoza vs. Baozi
Gyoza vs. Baozi

Gyoza vs. Baozi

A vida está cheia de escolhas difíceis. Chá ou café, frango ou peixe, mas acima de tudo, baozi (包子 - bāo zi) ou gyoza (饺子 - jiǎo zi). Ambos são pequenos pacotes de alegria baratos e deliciosos, por isso não se pode realmente errar em qualquer dos sentidos. Vamos olhar mais de perto para estes dois famosos pratos chineses e tentar encontrar um vencedor na batalha de baozi vs. gyoza.

Baozi
Traduzido para inglês, o baozi pode ser chamado de "steamed stuffed buns". Mas isso é uma boca cheia - porquê desperdiçar a energia a dizer um nome tão longo? Isso são pelo menos três baozi que se pode comer! São muito populares como artigo de pequeno-almoço, e estão facilmente disponíveis em restaurantes e em vendedores de rua a partir do início da manhã. São espessos e fofos, recheados com recheios deliciosos que vão desde a carne de porco ao ovo e ao alho francês. Alguns baozi são minúsculos, enquanto outros são enormes - já vi alguns do tamanho de um punho. Não importa o tamanho, são sempre super acessíveis, custando apenas alguns kuai cada um. São facilmente comidos em viagem, mas são melhor saboreados com um pouco de molho de soja e/ou piripiri. Os Baozi são quase sempre cozidos a vapor - está mesmo ali, no nome inglês. Agora vamos ver a competição.

Gyoza
Vá em frente e chame-lhes pelo seu nome inglês, porque o conhece definitivamente. Os bolinhos são muito possivelmente o prato chinês quintessencial. São encontrados não só em toda a China, mas em todo o mundo. São também um dos pratos mais importantes comidos durante o Festival da Primavera, o feriado mais importante da China. Ao contrário do baozi, os gyoza são muito mais parecidos com massa do que com pão. São muito mais finos, o que significa que se pode comer substancialmente mais antes de se sentir demasiado cheio. Os recheios comuns são os mesmos, mas é mais provável que encontre combinações únicas - borrego e cenoura, ovo e tomate - em gyoza do que em baozi. Também são cozinhados de várias maneiras - cozidos a vapor, cozidos, ou fritos. São deliciosos por si só, mas algum molho de soja, vinagre, piri-piri e alho vai dar-lhe um pontapé de saída. É uma decisão difícil, por isso vamos rever os prós e os contras de cada um.

Veredicto
Estaria a mentir se dissesse que não sou tendencioso aqui. Já expressei muitas vezes o meu amor e devoção eterna a Gyoza. Dito isto, o baozi tem definitivamente o seu tempo e lugar. Mais notavelmente, sprint da estação de metro para o trabalho de manhã, quando se faltou ao pequeno-almoço. Os baozi são óptimos como um lanche em viagem, enquanto que os gyoza são mais apreciados num restaurante ou em casa. No final do dia, ambos são fantásticos. Vá em frente e coma alguns baozi com leite de soja ao pequeno-almoço, misture-o com massa ou frango Kung Pao ao almoço, depois escave num prato de gyoza ao jantar. Dessa forma, obtém-se o melhor de dois mundos! Se estiver à altura do desafio, temos até uma óptima receita de bolinhos de massa para que possa tentar fazê-los você mesmo.

O que pensa? Se tivesse de escolher um, o que seria - baozi ou gyoza? Deixe um comentário e diga-nos!

Publicação Mais Antiga
Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Encerrar (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Pesquisar

Acabado de adicionar ao seu carrinho