Sobre Gyoza
Sobre Gyoza

Sobre Gyoza

Gyoza, em chinês Jiaozi (em chinês tradicional, 餃子), também conhecido como mandu (만두 em coreano), é um tipo de dumpling ou ravioli típico da cozinha chinesa e popular na China, Japão e Coreia, bem como fora da Ásia. Os gyozas são feitos recheados com carne picada ou vegetais enrolados numa massa fina e, que é normalmente selada com os dedos. 

Gyoza não deve ser confundido com wontons: os gyoza têm uma pele mais espessa, são mais alongados, e são mais parecidos com ravioli italiano, normalmente servido com um molho de vinagre de soja (ou molho picante); enquanto os wontons têm uma pele fina, são mais parecidos com uma esfera, e são normalmente servidos num caldo.

Os 'dumplings' chineses chamados (jiaozi) podem ser divididos em vários tipos, dependendo da forma como são cozinhados:
Cozidos: (shuijiao) literalmente "bolinhos de batata em água" (水餃; pinyin: shuǐjiǎo).
Cozido a vapor: (zhengjiao) literalmente "bolinhos cozidos a vapor" (蒸餃; pinyin: zhēngjiǎo).
Ligeiramente frito (guotie) aceso, também conhecido nos EUA como "pan-fried", (鍋貼; pinyin: guōtiē), e também como (煎餃; pinyin: jiānjiǎo).

Por vezes são cobertas com ovo em vez de massa e por esta razão são frequentemente chamadas "bolinhos de ovo" ou (蛋餃; pinyin: dànjiǎo). O recheio no interior contém normalmente: carne de porco, borrego, carne de vaca, frango, peixe e camarão misturados na maior parte do tempo com alguns vegetais finamente picados. Os legumes mais populares utilizados como recheio são a couve, a chalota (cebolinha) e a couve chinesa. São normalmente servidos com molhos de molho de soja, vinagre, alho, gengibre, vinho de arroz, molho picante e óleo de sésamo.



Gyoza é um dos alimentos mais populares servidos durante as celebrações do Ano Novo chinês. A forma dos alimentos faz lembrar o tael chinês, e é por isso que simboliza a boa sorte para o próximo ano. As famílias têm tradicionalmente feito gyoza juntos para as celebrações de Ano Novo. Nas zonas rurais, um animal é abatido e a sua carne é picada como recheio. Gyoza com recheios doces em vez de salgados são também populares para as celebrações de Ano Novo.

Publicação Mais Antiga
Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Encerrar (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Pesquisar

Acabado de adicionar ao seu carrinho