Panela de Bamboo
Panela de Bamboo

Panela de Bamboo

Os vaporizadores de bambu, chamados zhēnglóng em chinês, tiveram a sua origem em Han Dynasty.

O tipo mais famoso de vapor de bambu é utilizado na cozinha chinesa e remonta a 5.000 anos no sul da China. São produzidos removendo a pele do bambu, mergulhando-o em água, moldando-o num círculo, e martelando-o com pregos. A base é constituída por tiras de bambu tecidas, e a produção pode levar de 15 minutos a várias horas, dependendo do seu tamanho.


Os vaporizadores de bambu tornaram-se proeminentes para o mundo ocidental pelo seu papel na cozedura e no serviço de dim sum, particularmente durante a prática de yum cha. São concebidos para serem empilhados uns sobre os outros de modo a que o vapor possa cozinhar muitas porções diferentes simultaneamente, bem como caber na mesa enquanto são servidos.



Nos últimos anos, foram desenvolvidas alternativas ao material tradicional do bambu, incluindo o silicone.

Há um ditado sobre a origem dos vaporizadores na China, No período do imperador Gaozu da Dinastia Han, o General Han Xin usava bambu e madeira para fazer utensílios de cozinha e vapor para cozinhar alimentos, de modo a evitar a exposição do fumo de cozinha ao quartel. Cozinhar alimentos secos é mais fácil de conservar, que é a origem do vaporizador de bambu. De facto, a arqueologia provou que as pessoas utilizavam o bambu para fazer vários utensílios já nos tempos antigos, e a cozedura a vapor foi o método de cozedura mais antigo registado na Dinastia Zhou.

Os antigos vaporizadores são feitos de cerâmica e bronze. O antigo mural de cozinha no túmulo da Dinastia Han Oriental em Dahuting No.1 no condado de Mi, província de Henan, é a prova mais antiga da origem dos vaporizadores modernos.

Publicação Mais Antiga
Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Encerrar (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Pesquisar

Acabado de adicionar ao seu carrinho