Tangyuan
Tangyuan

Tangyuan

Tangyuan é um prato chinês feito de farinha de arroz glutinosa. A farinha é misturada com uma pequena quantidade de água para formar bolas, que são depois cozidas em água a ferver e servidas com alguma da água num prato fundo, da mesma forma que a sopa é servida. Tangyuan pode ser pequeno ou grande, com ou sem enchimento. É comida tradicionalmente durante o Yuanxiao ou Festival das Lanternas.

Historicamente, vários nomes diferentes têm sido usados para se referir ao tangyuan. Durante o reinado de Yongle da dinastia Ming, o nome foi oficialmente estabelecido como yanxiao, derivado do Festival Lanterna. Este nome significa literalmente 'primeiro pôr-do-sol', sendo a primeira lua cheia após o Ano Novo chinês, que é sempre celebrado numa lua nova. Este nome é prevalecente no norte da China.



No entanto, no sul da China é chamado tangyuan ou tangtuan. Diz a lenda que durante o domínio de Yuan Shikai entre 1912 e 1916, o nome yuanxiao não era apreciado porque soava ao mesmo que 'Yuan reformado' (元宵), e por isso mudaram o nome para tangyuan, que significa 'bolinhos redondos na sopa'.

Em tangyuan recheado e sem enchimento, o ingrediente principal é a farinha de arroz glutinosa. Pode ser feito tangyuan doce e saboroso.

Os recheios doces podem ser:
Um pedaço de açúcar de cana de pedra;
Pasta de gergelim (sementes de gergelim moídas misturadas com açúcar e lardo), o recheio mais comum;
Anko (pasta de feijão azuki);
Amendoins cortados e açúcar.

Tangyuan é cozinhado em água a ferver. O tangyuan recheado é servido com a água em que foi cozido (daí a 'sopa' -tang- no nome).

O tangyuan não recheado é servido como parte de uma sopa doce (tong sui, literalmente 'água com açúcar') para sobremesa. Os tipos comuns são:
Sopa de feijão Azuki;
Sopa de gergelim preta;
Gengibre e pedra de açúcar;
Arroz glutinoso fermentado (醪糟 ou 酒釀), azeitona malcheirosa e caroço de açúcar.

As variedades mais famosas vêm de Ningbo e Wenzhou na província de Zhejiang. No entanto, são tradicionalmente consumidos em toda a China.

Originalmente tangyuan foi associado ao Festival Lanterna. No entanto, também passou a estar associado ao Festival do Solstício de Inverno e ao Ano Novo Chinês em várias regiões. Hoje em dia o prato é comido durante todo o ano. O tangyuan produzido industrialmente é frequentemente encontrado na secção congelada dos supermercados asiáticos na China e no estrangeiro.

No sul do Vietname há um prato semelhante chamado chè xôi nước, que é servido num caldo suave e doce temperado com raiz de gengibre ralado. No norte do Vietname, bánh trôi (também chamado bánh trôi nước) e bánh chay, são semelhantes ao chè xôi nước (este último é servido com leite de coco). O Gulab yamun é uma sobremesa indiana feita com bolinhos de leite frito servidos numa tigela de xarope.

Tem alguma pergunta sobre Tangyuan? deixe um comentário.

Publicação Mais Antiga
Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Encerrar (esc)

Popup

Use this popup to embed a mailing list sign up form. Alternatively use it as a simple call to action with a link to a product or a page.

Age verification

By clicking enter you are verifying that you are old enough to consume alcohol.

Pesquisar

Acabado de adicionar ao seu carrinho